O HOCKEY NO BRASIL
Bem vindos ao maior portal de informações sobre o Hockey Inline e Hockey no gelo do Brasil! Aqui você encontrará tudo que precisa saber sobre essas duas modalidades e você irá se supreender ao saber que SIM, existe MUITO hockey no Brasil!
1. Mapa interativo com a localização de todas as equipes de Hockey inline e Hoquei no gelo do Brasil
2. Calendário interativo unificado do ano corrente
3. A estrutura oficial do Hockey Inline e do Hoquei no gelo do Brasil
6. As principais arenas de Hockey Inline e Hoquei no gelo do Brasil
7. História do Hockey Inline e suas principais regras
8. Histórico de campeões Brasileiros de Hockey Inline (CBHP/FIRS e CBDG/IIHF)
9. Histórico de campeões de Hockey no gelo no Brasil
10. O hockey no gelo no Brasil mundo - História, regras e mais informações.
1. ONDE JOGAR HOCKEY NO BRASIL?
Navegue pelo mapa abaixo e encontre a equipe de Hockey no gelo ou Hockey Inline mais próxima de você!
*ATENÇÃO: As informações inseridas são de responsabilidade de cada equipe. Sugerimos que contate-os antes de tudo para confirmar quaisquer informações. A 313 Pro Hockey Shop não se responsabiliza por quaisquer informações prestadas de forma equivocada pela equipe.
*Se o mapa não carregar, mude de navegador.
ENCONTRE TODAS ESSA INFORMAÇÕES ABAIXO!
2. CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DE HOCKEY INLINE e HOCKEY NO GELO NO ANO CORRENTE
*Atenção: Este calendário é mantido pela 313 Pro Hockey Shop em caráter de divulgação não oficial com informações prestadas pelas respectivas organizações. Consulte a organização préviamente ao evento de seu interesse para confirmar data, local e maiores detalhes.
CINZA: Campeonatos Hockey Inline
ROXO: Campeonatos Internacionais Inline
VERMELHO: Campeonatos oficiais nacionais Hockey no gelo
LARANJA: Campeonatos internacionais Hockey no gelo
3. A ESTRUTURA OFICIAL DO HOCKEY INLINE E DO HOQUEI NO GELO NO BRASIL
HOCKEY INLINE NO BRASIL

Confederação responsável: CSB (Confederação Skate Brasil) > https://csb.esp.br/hockey-inline/
A CSB é entidade reconhecida e vinculada ao COB participando das missões em eventos como Jogos Sul-Americanos e Jogos Pan-Americanos
Abaixo da CSB estão as federações estaduais, que podem ser consultadas no próprio site oficial da CSB.
*Durante a década de 2000, o Hockey Brasileiro foi regido também pela CBHG (Confederação Brasileira de Hockey no gelo), vinculada a IIHF (International Ice Hockey Federation). Em alguns anos foram realizados 2 campeonatos Brasileiros distintos, um da CBHP/FIRS (Atualmente World Skate) e outro da CBHG (IIHF).
HOCKEY NO GELO NO BRASIL

O hóquei no gelo no Brasil é gerido pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e tem como principal centro de treinamento e competições a Arena Ice Brasil, localizada no Morumbi, em São Paulo.
Em janeiro de 2026, a situação da modalidade no país destaca-se pelos seguintes pontos:
Competições e Seleções
Campeonato Brasileiro: A CBDG realiza anualmente o Campeonato Brasileiro de Hockey no Gelo. Em dezembro de 2025, o torneio consagrou os novos campeões nacionais nas categorias adulto e base.
Seleção Feminina: O Brasil participou recentemente da Women's 3x3 Series, evento da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), terminando na quarta colocação. Esta modalidade 3x3 é cotada para estrear nos Jogos de Inverno de 2030.
Cenário Internacional: Embora o Brasil não tenha se classificado para o hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 (que começam em 6 de fevereiro), o país mantém chances de representação em outras oito modalidades de inverno, como bobsled e skeleton.
A Arena Ice Brasil foi fundada em 2020 na cidade de São Paulo.
O Hockey Inline no mundo é gerido pela World Skate (https://www.worldskate.org/), sendo que anteriormente a gestão era feita pelo Comité International Roller Inline Hockey (CIRILH), uma organização da Fédération International de Roller Sports (FIRS).
O primeiro campeonato mundial de Hockey Inline aconteceu em Chicago, EUA, e foi vencido pelos donos da casa.
A partir da edição 2006 o formato do campeonato passou a ser com divisões I e II.
Em 2002 a organização expandiu com a criação do campeonato mundial de feminino, e em 2007 com o campeonato mundial Junior.
Os Estados Unidos são os maiores vencedore do torneio na Div. I, com 17 títulos, seguido pela Republica Tcheca com 9. Canadá, França e Suiça possuem 1 título cada.
Entre 1996 e 2019 houve também o campeoanato mundial de Hockey Inline da IIHF, organizado no Brasil pela CBHG. A partir do ano de 2003 o campeonato foi estruturado em 2 divisões.
Os Estados Unidos são os maiores campeões do campeonato mundial da IIHF, com 7 títulos, seguidos pela Suécia (5) e Finlândia (4).
O programa de Hockey Inline da IIHF foi encerrado em 2018, sendo que atualmente somente a World Skate é a entidade responsável pelo Hockey Inline no mundo.
A ESTRUTURA HIERÁRQUICA INTERNACIONAL DO HOCKEY INLINE, A PARTIR DO BRASIL

CSP – CONFEDERACIÓN SUDAMERICANA DE PATINAJE
Entidade oficial Sul-Americana
https://www.confsudapatin.org/

WSA – WORLD SKATE AMERICA
Entidade oficial Pan-Americana

WS – WORLD SKATE
Entidade oficial Mundial – Filiada ao Comitê Olímpico Internacional
5. SELEÇÃO BRASILEIRA DE HOCKEY INLINE

A seleção Brasileira de Hockey Inline iniciou as disputas campeonatos internacionais em 1995, coincidindo com a criação da 1° federação mundial dedicada a modalidade. Ao longo da história a Seleção Brasileira de Hockey Inline disputou diversas competições de campeonatos mundiais tanto pela FIRS e IIHF, Jogos Panamericanos, Campeonatos sulamericanos, Roller games, entre outros.
HISTÓRICO DE PARTICPAÇÕES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

CAMPEONATO MUNDIAL DE HOCKEY INLINE FIRS/WORLD SKATE
***Em construção (Ajude-nos a construir esse ranking. Conhece algum resultado não listado abaixo? Contate-nos!)





JOGOS PAN-AMERICANOS
O Brasil participou de 2 edições dos jogos Panamericanos de Hockey Inline. Até 1995 a modalidade sobre rodas nos jogos panamericanos era o Hoquei sobre patins tradicional, na sequência o Brasil disputou as edições de 1999 e 2003. Já em 2007 a modalidade foi excluída do quadro de modalidades.
Nesta edição, O Brasil herdou a medalha de Bronze após o banimento do Canadá (1° lugar) no exame anti-doping.


O campeonato mundial de Hockey Inline da IIHF (International Ice Hockey Federation) aconteceu de 1996 até 2018. As primeiras edições foram realizadas com divisão única, e após o aumento no n° de equipes, foram separadas duas divisões (Div. especial e Div. I). O Brasil participou de 13 edições.
A melhor colocação histórica do Brasil no campeonato mundial da IIHF foi o 8° lugar no mundial dos EUA.
Já a melhor colocação no formato de divisões foi a medalha de Ouro no campeonato mundial de 2007.

CAMPEONATO MUNDIAL DE HOCKEY IIHF
***Em construção (Ajude-nos a construir esse ranking. Conhece algum resultado não listado abaixo? Contate-nos!)

6. PRINCIPAIS ARENAS DE HOCKEY NO GELO E HOCKEY INLINE NO BRASIL
São Paulo, SP
A Arena Ice Brasil é a principal estrutura permanente para prática de Hockey no gelo no Brasil. A Arena foi fundada em 2020 e abriga os campeonatos nacionais e também campeonatos internacionais da modalidade.

Amparo, SP
Amparo se consolidou como a capital do Hockey no Brasil, com investimento maciço tanto do setor público quanto privado, e hoje sedia muitas das principais competições do país de Hockey Inline.

São Bernardo, SP
A cidade, tradicional no cenário do Hockey Inline Brasileiro vem trabalhando forte com o projeto Hockey In Life, e possuí uma das melhores estruturas para Hockey no Brasil.

Sertãozinho, SP
A tradicional capital do Hoquei tradicional do país passou por um processo de décadas de implementação da modalidade Hockey Inline, e até os dias de hoje segue sendo uma grande referência em ambas as modalidades famoso ginásio Docão.

Contagem, MG
A cidade de Contagem se consolidou como um dos principais pólos da modalidade no Brasil, com uma mega estrutura - sendo a maior quadra do Brasil - no ginásio Califórnia.

Taubaté, SP
A cidade de Taubaté possuí uma estrutura própria para Hockey Inline, localizada no bairro Independência.

Bragança Paulista, SP
Localizada dentro do CCB (Clube de campo Bragança), sede de diversas competições desde a década de 90.

Embora atualmente o hockey inline tenha evoluído para uma modalidade independente com regras próprias, é inegável que a modalidade como a conhecemos hoje descende diretamente do hockey no gelo, quando ao final da década de ’80 e início da de ’90 tanto jogadores profissionais quanto praticantes recreativos de hockey no gelo passaram a praticar o hockey com patins inline sobre quadras de hockey no gelo que estavam desligadas (e sem gelo) durante o verão do hemisfério Norte.
A partir desta adaptação da principal modalidade olímpica de inverno, naturalmente se percebeu que o “hockey no gelo com rodas” podia ser levado à praticamente qualquer quadra esportiva e o hockey inline acabou evoluindo para uma modalidade com regras ligeiramente diferentes do ice hockey que permitiram que a modalidade pudesse se difundir pelo mundo todo, inclusive em países nos quais nunca houve (até então) um rink de gelo de dimensões oficiais, como o Brasil.
O Hockey InLine é praticado em uma quadra cujas dimensões podem variar de 40 a 60 metros de comprimento por 20 a 30 metros de largura, inteiramente “murada” com bordas boras de aproximadamente 1,1 metro de altura e cantos arredondados, como na figura abaixo:
O raio do canto da quadra tem entre 7 e 8,5 metros e serva para que o puck possa percorrê-los sem parar, além disto a quadra é dotada de cinco “cabines” onde são colocados os dois bancos de jogadores, dois bancos de suspensão e a mesa de cronometragem. Nos bancos de jogadores os integrantes das equipes que não estão em quadra ficam sentados aguardando a sua vez de entrar no jogo, os bancos de suspensão ficam na lateral oposta da quadra e para lá são enviados os jogadores que cometeram faltas e na cabine de mesários ficam os profissionais responsáveis pelas anotações do jogo e pela operação dos equipamentos de cronometragem, som, iluminação e comunicação.
Nos bancos de jogadores permanecem sentados os atletas que aguardam para jogar, os bancos de suspensão ficam na lateral oposta da quadra e para lá são enviados os jogadores que cometeram faltas e na cabine de mesários ficam os profissionais responsáveis pelas anotações do jogo e pela operação dos equipamentos de cronometragem, som, iluminação e comunicação.
Uma partida de hockey inline é dividida em 2 tempos de 20 minutos (podendo variar conforme a liga/campeonato) de jogo efetivo por duas equipes, cada uma com 4 jogadores de ataque (jogadores de linha) e 1 goleiro, buscam superar uma à outra em número de gols.
Não existem laterais e escanteios, pois a quadra é cercada, sendo permitido conduzir o puck por trás das traves, por isto há poucas interrupções durante a partida, fazendo do hockey in-line um dos esportes mais exigentes do ponto de vista do condicionamento físico dos atletas, um jogador adulto chega a gastar 700 kcal por hora de jogo.
Devido a este intenso desgaste físico, os jogadores são constantemente substituídos durante a partida, o que exige que uma equipe de hockey in-line seja formada por 14 jogadores: 12 jogadores de ataque, divididos em 3 linhas e dois goleiros.
O tempo médio de permanência de uma linha em quadra não supera 2 minutos e por causa da alta rotatividade entre as linhas não há sentido em dividir os atletas entre titulares e reservas. A composição das linhas pode ser livremente alterada durante o jogo, não há limite de substituições e as trocas são feitas com o jogo em andamento.
8. HISTÓRICO DE CAMPEÕES BRASILEIROS DE HOCKEY INLINE
***ATENÇÃO: Este levantamento foi realizado de forma independente, visto que não se encontram dados históricos em registros nas federações e confederações. Assim, existe uma probabilidade certe de que alguns dados estão errados, no entanto estamos iniciando a construção de um trabalho junto da comunidade do Hockey a fim de desenvolver esse registro histórico. Se você tem informações sobre algum dados omisso ou errado abaixo, por favor contaste-nos e nos ajude na construção desse material****

RANKING DE TÍTULOS - CAMPEONATO BRASILEIRO MASCULINO DE HOCKEY INLINE CSB
AABB: 12 Títulos
No Limits: 6 títulos
Associação Portuguesa de Desportos: 3 títulos
Sociedade Hípica de Campinas: 3 títulos
Sociedade Esportiva Palmeiras: 2 títulos
São Paulo Futebol Clube: 2 títulos
MASCULINO ADULTO
2025
DIV.1
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar - São Bernardo Hoquei clube (SP)
3 lugar - Amparo/No Limits (SP)
DIV.2
1 lugar - Amparo/No Limits (SP)
2 lugar - Sociedade Hípica de Campinas (SP)
3 lugar - Sertãozinho (SP)
DIV.3
1 lugar - Vitória Hockey Team (ES)
2 lugar - Floripa Hockey (SC)
3 lugar - América Mineiro Hockey
DIV.4
1 lugar -
2 lugar -
3 lugar - Belém Bufalos (PA)
2024
DIV.1
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar - Amparo/No Limits (SP)
3 lugar -
DIV.2
1 lugar - Falcões Bragança (SP)
2 lugar -
3 lugar -
DIV.3
1 lugar - BH Fangs (MG)
2 lugar - Floripa Hockey (SC)
3 lugar -
2023* (confirmação pendente CSB)
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar - Eldorado Vipers (MG)
3 lugar - Taubaté (SP)
2022
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2021 (NÃO HOUVE DEVIDO A PANDEMIA )
2020 (NÃO HOUVE DEVIDO A PANDEMIA )
2019
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2018
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar - Sociedade esportiva Palmeiras (SP)
3 lugar -
2017
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2016
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar - AABB (SP)
3 lugar - Amparo/No Limits (SP)
2015
1 lugar - Amparo/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2014
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2013
1 lugar - Sociedade esportiva Palmeiras (SP)
2 lugar -
3 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2012
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2011
1 lugar - Sociedade Hípica de Campinas (SP)
2 lugar -
3 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2010
1 lugar - Amparo/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2009
1 lugar - Sociedade esportiva Palmeiras (SP)
2 lugar -
3 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2008
1 lugar - Sociedade Hípica de Campinas (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2007
1 lugar - Paulínia/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2006
1 lugar - Paulínia/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2005
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2004
1 lugar - Paulínia/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2003
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2002
1 lugar - Ponte Preta/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2001
1 lugar - São Paulo (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2000
1 lugar - São Paulo (SP)
2 lugar -
3 lugar -
1999
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar - No Limits (SP)
3 lugar -
1998
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar -
1997
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar - No Limits (SP)
1996
1 lugar - AABB (SP)
2 lugar -
3 lugar -

FEMININO ADULTO
2025
DIV.2 FEMININO
1 lugar - Eldorado Vipers B (MG)
2 lugar - Amparo/No Limits B (SP)
3 lugar - Amparo/No Limits C (SP)
2024
DIV.1 FEMININO
1 lugar - Amparo/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
DIV.2 FEMININO
1 lugar - Sertãozinho Spider (SP)
2 lugar -
3 lugar -

CAMPEONATOS BRASILEIROS PROMOVIDOS PELA CBHG (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOQUEI SOBRE GELO)
2010
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2009
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2003
1 lugar - Associação Portuguesa de Desportos (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2002
1 lugar - Paulínia/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
2000
CAMPEONATO BRASILEIRO CBHG
1 lugar - Ponte Preta/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
1999
1 lugar - Ponte Preta/No Limits (SP)
2 lugar -
3 lugar -
9. HISTÓRICO DE CAMPEÕES BRASILEIROS DE HOCKEY NO GELO
O Campeonato Brasileiro de Hóquei no Gelo é organizado anualmente pela CBDG na Arena Ice Brasil (SP), principal rink do país desde 2020, com finais disputadas em dezembro para categorias adulto e base. CCB Falcões Bragança domina recentes edições, vencendo tricampeonato em 2025 apesar de vendaval que ameaçou o evento (finais 12-14/12).
Iniciado nos anos 2020 com crescimento pós-pandemia, o torneio reflete evolução técnica: semifinais intensas, prorrogações e shootouts comuns, como Falcões 8-3 Ozone (2025 final A) e White Rhinos 5-4 Black Rhinos (shootout, cat B). Times como Ozone, Llamas, Eldorado Vipers e Rhinos competem em fases qualificatórias (maio) e finais nacionais
2025
2024
2023
10. O HÓQUEI NO GELO NO BRASIL

O hóquei no gelo ou hóquei sobre o gelo é um esporte olímpico jogado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores, sendo dois defensores, três atacantes e um goleiro - onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks, em inglês; bâtons, em francês) para movimentar um disco de borracha (em inglês, puck; em francês, rondelle). O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Um gol equivale a um ponto. A equipe com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos jogos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas disparadas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora.[1]
O hóquei no gelo é um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um esporte muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de proteção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores são muito comuns nas partidas de hóquei, tendo algumas regras para elas.
O hóquei no gelo surgiu no Canadá, onde é o esporte nacional do país. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo - como o Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. O esporte também é muito popular nos Estados Unidos (maioritariamente na região Nordeste e Centro-Norte do país), Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovénia, Letónia, e em menor escala, em outros países de clima temperado.[1] No Canadá, nos Estados Unidos e na Rússia, o hóquei no gelo é chamado simplesmente de "hóquei". O hóquei no gelo pode ser praticado ao ar livre num dia frio, ou durante o ano inteiro, até mesmo no Verão, em estádios especializados.
O hóquei sobre o gelo foi desde sua criação até meados da década de 1930 um esporte predominantemente masculino, e ainda assim, atualmente as pessoas do sexo masculino ainda constituem a maioria dos jogadores amadores e profissionais - possivelmente dada a natureza agressiva e violenta do desporto. Porém, a história do hóquei sobre o gelo feminino é quase tão antiga quanto o esporte em questão. Uma das filhas de Lord Stanley, Isabel, era uma fã do desporto, e foi fotografada uma vez, em 1890, jogando hóquei - com irmãos e amigos.
O primeiro registo de uma partida de hóquei feminino data de 11 de fevereiro de 1891, em Ottawa. Meninas e mulheres atualmente jogam em equipes exclusivamente femininas, ou em equipes mistas, jogando juntamente com pessoas do sexo masculino. Nos últimos dez anos, o hóquei sobre o gelo feminino tornou-se um dos esportes que estão crescendo mais rapidamente - o número de jogadoras cresceu em 400% nos últimos dez anos.
EQUIPAMENTOS USADOS NO HÓQUEI NO GELO

Pro-shop especializada em equipamentos para Hockey no gelo e hockey Inline Também trabalhamos com as modalidades hoquei sobre grama, hoquei tradicional, Roller derby e lacrosse.